top of page
  • Instagram

Feicorte retorna ao cenário do agro em Presidente Prudente (SP) com foco em qualidade da carne

Atualizado: 22 de nov.




Edição celebra retomada histórica, com mais de 100 expositores, 40 horas de conteúdo e debates sobre sucessão e sustentabilidade no setor pecuário 


Após uma década, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte está de volta. Realizada pela primeira vez em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, o evento, que começou nesta terça-feira e segue até 23 de novembro, reúne programação técnica, leilões, exposições e julgamentos de animais em um único espaço. 


Com foco na produção de carne de qualidade, a feira conta com mais de 100 expositores e oferece mais de 40 horas de palestras, fóruns e painéis, atraindo um público estimado de mais de mil visitantes diários. 


A escolha de Presidente Prudente para sediar a volta da Feicorte se deu porque a região concentra o maior rebanho bovino do estado de São Paulo, com cerca de 1,6 milhão de cabeças de gado, e se destaca como polo pecuário estratégico devido à sua localização privilegiada. “A realização da Feicorte foi um grande desafio, mas o apoio de parceiros, criadores, patrocinadores e empresas que acreditam na força desse evento tornou essa retomada possível. A Feicorte é uma marca que, mesmo após 10 anos, nunca foi esquecida”, afirmou a CEO da Verum, Carla Tuccilio, responsável pelas últimas oito edições do evento. 


O subsecretário da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, comemorou o sucesso da retomada: “Com mais de 100 parceiros e expositores internacionais, esta edição superou nossas expectativas. A Feicorte é um espaço importante para debater o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne, abordando temas como tecnologia, inovação e sustentabilidade. É uma oportunidade única para fortalecer o setor, reunindo seus principais players”. 


Desafios e oportunidades na pecuária 


O Fórum Feicorte trouxe discussões estratégicas para o futuro da pecuária, abordando sucessão, retorno econômico e tendências de mercado. Os debates destacaram a importância da governança corporativa, do planejamento de longo prazo e do uso de tecnologias inovadoras para fortalecer a sustentabilidade do setor. 


Uma das palestras enfatizou a necessidade de superar ineficiências e priorizar animais mais produtivos, destacando o uso da ultrassonografia de carcaça como ferramenta essencial para melhorar a rentabilidade e reduzir o impacto ambiental. 


Outro ponto central foi o papel estratégico da nutrição, responsável por uma parcela significativa dos custos de produção. A integração lavoura-pecuária foi apresentada como solução para elevar a produtividade, promovendo fertilidade do solo e eficiência no uso de recursos, alinhada aos princípios da economia circular. 


Irrigação como ferramenta de sustentabilidade 


O Fórum Irrigação destacou estratégias para aumentar a produção e a renda na pecuária a pasto. A irrigação foi apontada como uma solução fundamental para intensificar o uso de áreas já consolidadas, promovendo sustentabilidade ao elevar a produtividade sem necessidade de expansão territorial. 

O planejamento eficiente foi destacado como essencial na implementação de sistemas de irrigação, enquanto a integração lavoura-pecuária-floresta foi mencionada como uma prática beneficiada por essa tecnologia, aprimorando o manejo, a qualidade do solo e a resiliência às variações climáticas. 


Programação e atrações 


Até o dia 23 de novembro, a feira realizará seis leilões, além da exposição e julgamento de mais de 500 animais de 10 raças bovinas. O público também poderá desfrutar de degustações e harmonizações de produtos artesanais paulistas, assistir ao desfile de touros, conhecer a área de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e participar da Beef Hour, um espaço dedicado aos melhores projetos de produção de carne bovina brasileira, com marcas de sucesso e profissionais que contribuem para a qualidade da carne – desde a produção até o consumidor final. 


Parcerias e realização 


A Feicorte é realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com promoção da Verum. Conta com a curadoria da Myia Consultoria e da Prado Estratégia para Agronegócio, além do patrocínio de empresas como Unoeste, Frigorífico Bom-mart, Unimed Presidente Prudente, Bradesco, Corteva, Matsuda, MSD Saúde Animal, Minerva Foods, entre outros. 

Comentarios


bottom of page